sexta-feira, 4 de março de 2011

O Batismo nas Águas em nome de Jesus

Uma das mais importantes ordenanças de Jesus para nós é o Batismo. Prova disso, é que dos quatro Evangelho, todos falam sobre esse mandamento (Mt 28.19; Mc 16.16; Lc 24.17 e Jo 3.5); ademais, o único livro histórico do Novo Testamento (Atos) menciona sucessivas vezes a prática do Batismo pelos Apóstolos de Jesus. Com isto, deve haver interesse de todos nós por esse assunto, pois o Batismo está incluído no Plano de Salvação (Mc 16.16).
Os Apóstolos de Jesus sabiam muito bem da importância do Batismo, e por onde iam pregavam a Palavra e batizavam os que criam (Atos 10.42,48). Convidamos você agora a fazer conosco um breve estudo na Bíblia sobre este importante e singular assunto, veja:
1º- O que Jesus Ensinou: Ele ordenou que os discípulos ensinassem as pessoas e batizassem em NOME (singular) do Pai, do Filho , e do Espírito Santo (Mateus 28.19). Ele mandou os discípulos pregar e batizar os que cressem afirmando que “…quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.15,16). Ele ordenou seus discípulos que “em seu Nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados (batismo), em todas as nações”(Lucas 24.47). Ele disse a um homem chamado Nicodemos que “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (Jo. 3.5), e sabemos que o nascer da água é o batismo (1Co 10.1,2).
2º- O que os Apóstolos Fizeram: Os Apóstolos, formados na escola teológica de Jesus obedeceram incondicionalmente à ordenança de Jesus sobre o Batismo. Eles batizaram os judeus (Atos 2.37-38), os samaritanos (Atos 8.14-16), os gentios (Atos 10 47-48) e os batistas (Atos 19.5). Observe nessas passagens que os apóstolos sempre batizavam os que criam “em Nome de Jesus
Cristo”, porque compreenderam que o NOME (singular) do Pai, do Filho e do Espírito Santo mencionado em Mateus 28.19 é JESUS CRISTO, pois “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12).
3º- O que Estamos Fazendo Hoje? Diante do ensino de Jesus e da obediência dos Apóstolos sobre o Batismo, precisamos avaliar pela Bíblia qual é o tipo de ensino e prática de Batismo que temos recebido (Atos 17.11). A Bíblia nos ensina que “tudo o que fizerdes por palavra ou por obra, fazei em Nome do Senhor Jesus,..” (Col. 3.17). Muitos estão fazendo “quase tudo” em Nome de Jesus, pois, de acordo com a Bíblia, oram em Nome de Jesus (Jo. 14.13), expulsam demônios em Nome de Jesus (Mc. 16.17), curam em Nome de Jesus (Mc. 16.18), pregam salvação em Nome de Jesus (Atos 10.31), contudo, contraditoriamente à Bíblia, deixam de batizar os crêem em Nome de Jesus Cristo. Para o Senhor Deus, não justifica fazer algumas coisas em Nome de Jesus e não fazer as demais (Mt 7.22,23e Mt 23.23.23b), uma vez que “tudo” deve ser feito num só e mesmo Nome, o de JESUS CRISTO (1Co 3.11; Ef 2.20).
Quando um Ministro (pastor, padre, bispo, etc.) batiza alguém dizendo: “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, ele (o ministro) está prometendo o Nome à pessoa batizada, sem, contudo, invocá-lo (Atos 22.16), pois os termos Pai, Filho e Espírito Santo não são nomes, mas, títulos que o Único Deus escolheu para se auto-revelar através de Jesus Cristo (Is. 9.6; Jo 1.18; Jo 10.30; 2Co 3.17). Jesus, porém, é o Nome próprio do Pai, do Filho e do Espírito Santo; e este, é o Nome em que devemos ser batizados (At 2.37-38). O poder para remissão dos nossos pecados não está na água onde somos batizados mas sim no Nome de Jesus sobre nós invocado (Atos 22.16; 1Jo 2.12).
Para encerrar este breve estudo, cabe destacar que ao contrário do que muitos afirmam o Batismo é de fundamental importância para nossa salvação: “Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, Batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus…” (1Pe 3.21). E você, tem obedecido ao ensino de Jesus e à prática dos Apóstolos sobre o Batismo? (LC 10.16)
Reflita: “E os que ouviram foram batizados em Nome do Senhor Jesus” (Atos 19.5). Amado leitor, ouça, creia e seja você o próximo a ser batizado em Nome de Jesus Cristo. “E agora por que te demoras? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o Nome do Senhor” (atos 22.16). Amigo leitor, se você está interessado em conhecer mais sobre o Batismo Apostólico, oferecemos gratuitamente em sua casa Estudos Bíblicos que te esclarecerão melhor sobre este importante e necessário passo para salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário